quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Relação Entre Língua e Contexto

Existe uma relação estreita entre as habilidades sociais e a linguagem pragmática, comumente conceituada como o uso social da língua. Falar de forma gramaticalmente correta é suficiente para ser uma pessoa hábil socialmente, porém um indivíduo que não faça uso da linguagem - ao menos coloquial - não é considerado com voz ativa na sociedade.

A linguagem usada em contexto social exige habilidades interacionais e cognitivas. Pragmática encara a linguagem como instrumentos de ação e comportamento, também eles regidos por regras, dando conta da relação existente entre as línguas enquanto sistemas formais e a sua atualização em situações de uso.

Uma série de fatores linguísticos e não linguísticos que inclui o que é dito, o modo como é dito e a intenção com que é dito, o posicionamento físico, os papéis sociais, as identidades, as atitudes, os comportamentos e crenças dos participantes, a relação entre eles e a localização espacial e temporal: estes fatores constituem, no momento da produção linguística, o contexto situacional ou contexto, diferente do contexto linguístico ou co-texto. É o contexto que nos permite aceder ao significado de uma palavra.

Para que um enunciado seja, de fato, eficiente, os interlocutores devem estar diante do mesmo contexto, pois além da fala oral são usados gestos, entonações e sinais que auxiliam na compreensão, além dos outros aspectos citados.

Perceba a diferença entre as canções abaixo. As expressões utilizadas e as construções das frases mostram que os contextos linguísticos e socioeconômicos dos autores são divergentes, evidenciando o aspecto social de cada um.


TEXTO 1

Um dia frio
Um bom lugar prá ler um livro
E o pensamento lá em você
Eu sem você não vivo
Um dia triste
Toda fragilidade incide
E o pensamento lá em você
E tudo me divide

Nem Um Dia - Djavan

TEXTO 2

Eu sou Daleste, cheguei mais to saindo fora
Vim chama as Top, vem mais só se for agora
Angra dos Reis 40 grau, eu quero baile funk
de de de de 1100, rolê vai adiante

Mc Daleste – Angra dos Reis




No exemplo abaixo, vemos o diálogo entre a patroa e a empregada à respeito do almoço.



Percebemos a presença de variações linguísticas na fala da empregada que, provavelmente, não teve uma qualidade de estudo melhor. Dessa forma ativamos nosso conhecimento de mundo para atribuirmos o contexto ao texto, ao lembrar a maneira em que um indivíduo com menor conhecimento linguístico fala.


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