A Homonímia é a identidade fonética e/ou gráfica de palavras com significados diferentes. Existem três tipos de homônimos:
• Homônimos homógrafos – palavras de mesma grafia e significado diferente. Exemplo: jogo (substantivo) e jogo (verbo).
• Homônimos homófonos – palavras com mesmo som e grafia diferente. Exemplo: cessão (ato de ceder), sessão (atividade), seção (setor) e secção (corte).
• Homônimos homógrafos e homófonos – palavras com mesma grafia e mesmo som. Exemplo: planta (substantivo) e planta (verbo); morro (substantivo) e morro (verbo).
A homonímia pode ter vários significados, neste caso a palavra “encalhada” tem como significado de atolada, algo que empacou por algum motivo em algum lugar. Já no entendimento da Grande Baleia o motivo de não ter um relacionamento.
Hiperonímia são palavras que designam uma classe, possuem sentido amplo, abrangente, agrupando várias subclasses. Os hiperônimos são elementos importantes para a construção de sentido e retomada de elementos no texto, evitando repetições prescindíveis.
Como é grande o meu amor por você – Roberto Carlos
Nem mesmo o céu, nem as estrelas
Nem mesmo o mar e o infinito
Não é maior que o meu amor
Nem mais bonito.
(..)
No exemplo acima observamos que a palavra ‘céu’ é hiperônimo, pois abrange a palavra ‘estrelas’, bem como sol, lua, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário