"Quando alguém te disser 'tá errado ou errada', que não vai S na cebola e não vai S em feliz, que o X pode ter som de Z e o CH pode ter som de X. Acredito que errado é aquele que fala correto e não vive o que diz."
sexta-feira, 9 de novembro de 2012
Semântica e Pragmática
Semântica é a ciência das significações, estuda a relação entre palavras, frases, sinais e símbolos com o que estes representam e os significantes. Já a Pragmática estuda a linguagem no seu contexto de produção e a aquisição de novas cargas semânticas por determinada palavra ou expressão no momento da comunicação.
Juntos, esses dois ramos da linguística estudam além das estruturas sintáticas, das combinações de morfemas e articulações de fonemas. A Semântica e a Pragmática focam suas atenções à intenção do locutor e ao meio em que ele se encontra.
Estes estudos também levam em consideração as figuras de estilo utilizadas pelo falante para atingir seus objetivos na produção de seu discurso. Metáfora, metonímia, polissemia e sinonímia são alguns exemplos que serão encontrados ao longo da leitura do blog.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário